Curiosidades, kihon, Mae geri

Por que nenhum kata Wado-Ryu tem mae geri jodan?

Ontem estávamos treinando mae geri e o Sensei Nash chamou minha atenção para algo curioso: você já percebeu que nenhum kata Wado-Ryu tem um mae geri jodan?

Diferente de shiai/kumite,  todo movimento em um kata tem o objetivo de atingir a forma perfeita do kihon. A pergunta então é: é possível atingir a posição perfeita do mae geri quando tentamos atingir jodan?

Quando feito corretamente, ao executar o mae geri, seu torso fica reto (como se  seu corpo fosse um pêndulo: cabeça alinhada com sua espinha e quadril) e se movimenta inteiro para frente a fim de aproveitar o momentum do seu movimento

Se tentarmos chutar jodan, é natural que nosso torso se curve para trás. Este movimento faz seu chute perder o momentum e pode até fazer você perder o equilíbrio.

Mae geri jodan
Mae geri jodan: torso se curva para trás

Embora eficiente em uma luta, não é a forma correta para o kihon. Como o kata é tem o objetivo de atingir a forma correta do kihon, e forma correta do mae geri é sempre com seu torso reto, no Wado-Ryu nenhum kata tem chute jodan. Este é o motivo.